BICARBONATO DE SODIO (50G)

O bicarbonato de sódio é classificado como um sal e auxilia na redução de alcalinidade e acidez. Por suas propriedades neutralizantes, o bicarbonato tem inúmeras utilidades

 

O Bicarbonato de sódio é um composto químico que se apresenta na forma de um sólido cristalino de coloração branca ou levemente rosado. Também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou até mesmo como carbonato ácido de sódio, sua fórmula molecular é definida por NaHCO3. O bicarbonato é classificado como um sal, pois é altamente solúvel em água, mas, quando aquecido a mais de 50°C, começa a se decompor, liberando gás carbono (CO2).

 

Ele é considerado um agente neutralizante, que auxilia na redução de alcalinidade e acidez, neutralizando o meio para o mais próximo de um pH (potencial hidrogeniônico) 7, que é o valor neutro em uma escala de 0 a 14 – valores abaixo de 7 são considerados ácidos e valores acima de 7 são básicos (ou alcalinos), sendo 7 um valor de pH neutro, nem ácido, nem básico, ou seja, em equilíbrio. 

Além disso, o bicarbonato de sódio tem a capacidade de retardar ainda mais mudanças no equilíbrio do pH, o que também o torna conhecido na química como agente de tamponamento. Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal, que ajudam a entender o que é o bicarbonato. É graças a elas que o bicarbonato possui tantas utilidades diferentes.